3 formas de otimização de recursos para fazer sua empresa decolar…

3 formas de otimização de recursos para fazer sua empresa decolar…

Saiba como utilizar seus recursos da melhor forma para evitar desperdícios, reduzir custos e potencializar a produtividade da sua empresa!

 

Nos dias de hoje, é fundamental que uma empresa saiba controlar seus gastos e recursos. O cenário econômico do país não é um dos mais favoráveis e, por conta disso, os impostos estão cada vez maiores. Não extrapolar com despesas desnecessárias, portanto, se torna uma preocupação considerável.

 

Em contrapartida, o que se observa é que muitas dessas empresas acabam gastando mais do que precisam, pois não sabem como utilizar de forma adequada os recursos que possuem. Assim, descreveremos nesse artigo diferentes maneiras através das quais você pode otimizar cada vez mais os seus recursos, de modo a reduzir alguns gastos que farão a diferença no caixa da empresa.

 

Estudando o Layout

Estudo de Layout é o nome que se dá para a avaliação e análise do espaço físico de uma empresa. Esse se faz necessário quando é perceptível que há um fluxo de pessoas ou materiais maior do que deveria, fazendo com que o trabalho não seja executado da melhor forma.

 

Diversos fatores podem acarretar esse demasiado fluxo de pessoas e materiais em uma empresa ou indústria. Normalmente este fenômeno é observado quando há um aumento da demanda do produto ou serviço em questão sem que a planta industrial seja analisada.

 

Com esse estudo, é possível melhorar toda a disposição da planta, desde máquinas até mesas individuais de trabalho. Assim, uma empresa que se preocupa e realiza uma análise de disposição física consegue diminuir o tempo de produção e, consequentemente, aumentar a produtividade de cada colaborador. Dessa forma, tanto seus recursos materiais quanto os humanos passam a ser melhor aproveitados, levando a um resultado muito superior sem nenhum gasto adicional.

 

Mapeando os Processos

Algumas empresas não possuem documentados quais os trabalhos exatos que cada funcionário deve exercer. Dessa forma, o que acontece é que todas as atribuições para novos funcionários acabam sendo repassadas por trabalhadores antigos que possuem experiência na atividade. Entretanto, por conta de não existir nenhuma formalização padronizada, algumas informações acabam se perdendo nessa passagem e o trabalho não é exercido da maneira mais adequada. É nesse ponto que entra o Mapeamento de Processos.

 

O Mapeamento de Processos realiza o que chamamos de unificação de todos os processos de uma empresa, reunidos em um compilado conhecido como Book de Processos. A partir de um estudo de todas as atividades de cada cargo da empresa, os processos são devidamente modelados e unificados, de forma que todo o quadro de funcionários consiga ter acesso ao que se espera dele e que tipo de trabalho deve ser desenvolvido. Assim, extingue-se a chance de existir um trabalhador realizando alguma função que não é de sua atribuição ou de fazer alguma função “à toa”, gerando um retrabalho. Dessa forma, temos um aumento da produtividade de cada colaborador.

 

 

 

 

Além do caso de perda de informações quando repassadas por terceiros, o mapeamento de processos permite que uma organização enxergue os seus gargalos. O termo gargalo refere-se ao posto da produção que faz com que a produtividade da linha atinja um limite máximo. Assim, quando uma empresa consegue enxergar que o posto é gargalo, ela pode traçar diversos planos de ação para mitigar o efeito deste posto na produção final do produto.

 

Gestão bem Estruturada

Dentro de uma empresa, é de suma importância ter uma gestão fortificada e consolidada. Isso porque todas as área da empresa devem estar coesas, a fim de evitar que os esforços de uma área não estejam voltados para onde a organização deseja atingir, gerando um trabalho dispensável.

 

Dentro da otimização dos recursos, o setor de Recursos Humanos, por exemplo, é um dos mais importantes. Isso porque quando uma empresa reduz seus custos, um dos primeiros cortes está no seu quadro de funcionários. Quando isso ocorre, os colaboradores tendem a ficar desmotivados. Assim, é essencial que o setor de RH esteja sempre empenhado para trabalhar na motivação de seus colaboradores. Além disso, criar uma cultura de feedbacks dentro da empresa é fundamental, pois dessa forma o funcionário sente que a empresa está buscando desenvolvê-lo sempre.

 

Outro setor fundamental quando falamos de corte de custos é o Marketing. Como esta é a seção responsável por impulsionar as vendas da empresa através da divulgação, é comum que tenha um orçamento grande demais, uma vez que costuma ser atrelado diretamente ao resultado da marca. Dessa forma, é imprescindível que esta área saiba qual a melhor forma de atingir o mercado, além de como se portar da melhor maneira frente ao público-alvo, de modo a garantir a otimização dos recursos direcionados ao setor e sua melhor utilização.

 

Existem diversas formas de assegurar que os investimentos feitos em uma empresa como um todo valham a pena e não sejam desperdiçados.

 

 

 

Fonte: http://fluxoconsultoria.poli.ufrj.br/blog/gestao-empresarial/3-formas-otimizacao-recursos/

 

 


 

Você já conhece a ferramenta Weeke Processos ?

 

O que é ?

 

Sua concepção simplificada permite Modelar ,Executar e Monitorar seus Processos.

Estamos falando de uma Poderosa plataforma criada para orquestrar os seus processos e fluxo de trabalho.
Desenhe, Padronize e automatize os seus processos de formar intuitiva, inclua documentos/arquivos e monitore tudo em tempo real.


AGENDE UMA APRESENTAÇÃO,
presencial ou remota, na sua empresa ou através do Skype\ Hangout Ligue Fone: 65 2129-9077

 

Venha conhecer e ver suas principais vantagens www.weeke.com.br/processos

 

 

 

Weeke Processos – Depoimento Silvestre Carvalho

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.