BPM: O que é?
Muito escutamos falar sobre BPM ultimamente, porém muitas vezes as pessoas tem visão incorreta ou não entendem o que realmente ele é ou qual a ideia principal.
Mas afinal, o que é BPM?
Antes de falarmos o que é, vamos entender um pouco sobre a sua história.
História.
Na década de 1960, a tecnologia tornou-se cada vez mais importante para os Negócios e ampliou a velocidade da mudança. Daí veio à primeira onda de orientação ao processo.
Empresas japonesas tornaram-se muito mais competitivas, devido, ao seu foco em programas de melhoria da qualidade e redução de defeitos. Logo em seguida, as empresas norte-americanas começaram a espelhar a abordagem da qualidade. A combinação da análise do processo e a superioridade tecnológica levaram a ser um condutor do processo. Os Negócios americanos mudaram o seu paradigma operacional, e a Era do Processo começou.
A segunda onda de orientação ao processo começou no final de 1980 para o início de 1990. O crescimento da receita das empresas americanas através das práticas importadas de processos internacionais inclinou certa dedicação para TQM – Total quality management – e em seguida, para as normas ISO de conformidade. Mais de uma década de análises estatísticas aumentaram a necessidade de gerenciar dados de forma significativa. As organizações mudaram de foco na missão da empresa e do grupo de brainstorming, para equipes multifuncionais e troca de controle dentro da organização do “como” para o “por que” as tarefas são realizadas.
A terceira onda começou em meados de 1990 e continua até o presente momento como a “maturidade” do negócio centrada em processos. A tecnologia está mudando de coadjuvante do processo para um facilitador do processo. A identidade do cliente mudou o mercado (FOCO DO CLIENTE), contando agora com soluções personalizadas para o mesmo. Fabricação just-in-time¹ da primeira onda levou a cadeias de fornecimento just-in-time da terceira onda, com a necessidade de acompanhamento para compreender os processos em empresas diferentes. A empresa como um sistema tornou-se mais importante do que suas partes individuais.
Just in time: principal pilar do Sistema Toyota de Produção ou produção enxuta. Determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora exata. Pode ser aplicado em qualquer organização, para reduzir estoques e os custos decorrentes.
O que é?
BPM – Business Process Management | Gerenciamento de Processo de Negócio: Segundo o CBOK, é uma abordagem disciplinar para identificar, desenhar, executar, documentar, medir, monitorar, controlar e melhorar processos de negócio, sejam eles automatizados ou não, para alcançar resultados consistentes e alinhados com os objetivos estratégicos da organização.
Toda diferença está em oferecer ou não VALOR, e que valor está sendo oferecido:
– O valor é uma qualidade que confere às coisas, aos feitos ou às pessoas uma estimativa, seja ela positiva ou negativa.
– A axiologia é o ramo da filosofia que estuda a natureza e a essência do valor.
– Percepção de valor: rapidez, garantia, simples e fácil, divertido.
– O Cliente paga mais para reduzir os custos dele: TEMPO, DISTÂNCIA, ESFORÇO, DESGASTE EMOCIONAL…
– VALOR é algo que representa a solução para o problema de alguém (cliente).
Os processos em BPM são melhorados ou são processos novos que visam atender as expectativas com o foco DO cliente. BPM utiliza a abordagem de fora para dentro – outside in – do ponto de vista do cliente para dentro da empresa, e não o contrário.
* BPM não é somente para aumentar a satisfação do cliente, trata-se da agregação de Valor e Ganhos.
Foco do cliente + Estratégia + Colaboração + Transformação + Inovação = BPM
BPM é sobre:
– Criar valor para clientes em uma perspectiva ponta a ponta
– Gerenciar o negócio por processos
– Ter o foco do cliente
– Reduzir desperdícios e defeitos
– Habilitar transformação de negocio através de processos ou inovação em processos
– Reconhecer a importância chave de pessoas como atores de processos ou clientes de processos
Principais elementos
Cliente – é a razão da existência do seu negócio. Eles quem nos oferece oportunidades para a inovação, a melhoria e novos negócios.
Negócio – tem como objetivo atender as necessidades dos clientes com valor, qualidade e prazos aceitáveis.
Estratégia – é a forma de atuação do negócio, projeção futura de crescimento, define objetivos e metas pretendidas, mede e avalia resultados esperados.
Sustentabilidade – ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo, culturalmente diverso.
Pessoas – fonte de conhecimento, geradores de valor, fator de sucesso, foco no resultado, reconhecimento, colaboração.
Processo de Venda de Veículos (BPM)
Vantagens e Benefícios do BPM – Business Process Management
– Redução de custos operacionais.
– Aumento de performance, produtividade e eficiência operacional.
– Gestão e controle dos processos por indicadores de desempenho em BPM.
– Padronização de processos de negócio de acordo com as atividades a serem realizadas, e não por departamentos.
– Inovação tecnológica e ferramentas de suporte ao Business Process Management.
Resumindo o BPM…
– Possui a visão do negócio pelos processos – ponta a ponta
– Prioriza a estratégia e clientes – FOCO DO CLIENTE
– Apoiado pela uma visão de futuro
– Modelo colaborativo
– É Sustentável –REDUZ DESPERDÍCIO
– Foco em Ganhos
– Apoia novas crenças e valores
– Promove mudança cultural
– Resultado é para todos
Fonte: http://www.tiegestao.com.br/2015/05/28/bpm-o-que-e/
Por: Sarah Gonçalves Silveira (Perfil no LinkedIn)
Analista de Processos