Hábito de se tirar os sapatos no Japão

Temos esse habito aqui na Weeke, trabalhar sem calçados, além de manter o ambiente limpo, temos a sensação que estamos em casa…

Como trabalhamos em um região quente o contato com o piso é muito bom… Recomendamos essa pratica 🙂

Fonte: https://www.japaoemfoco.com/habito-de-se-tirar-os-sapatos/

Por que os japoneses tem o costume de tirar os sapatos antes de entrar em suas casas?

Muita gente já conhece esse hábito que os japoneses possuem de tirar os sapatos antes de adentrarem em suas casas ou em casas alheias. Na entrada de qualquer casa japonesa, você encontrará o genkan (Pronuncie guenkan). Ele fica bem na entrada e é sempre um degrau abaixo da entrada principal.

O costume lá é assim, você retira os sapatos, sobe esse degrau da entrada e depois vira os sapatos deixando-os alinhados em direção à porta. Isso facilita na hora de você for calça-los de novo. Geralmente, nessa entrada, ficam as famosas surippas (スリッパ), do inglês “slipper”, que são uma espécie de chinelinhos que se usa no interior das casas.

ryokan_genkan

Caso não estejam, o anfitrião se encarrega de trazê-las para você! Existem suripas de todo tipo e para todos os gostos, com base de madeira, estilo geta ou de palha, de pano, de borracha, de plástico, atoalhado ou estampados com personagens de animes, enfim, são muitos estilos que podemos encontrar nas lojas no Japão.

Surippas no Japão

Como no inverno é muito frio, costuma-se então usar esses surippas mais quentinhos, afinal de contas, ficar com o pé gelado dentro de casa é algo que não é nada agradável não é mesmo?! Dá uma olhada nos exemplos abaixo:

surippa de inverno-

Razões para esse hábito:

Tirar os sapatos auxilia muito na limpeza da casa, afinal sapatos sempre trazem sujeira da rua. Outra razão é que os japoneses são muito supersticiosos e acreditam que além da “higiene física” do ambiente, se tem também higiene espiritual.

Eles acreditam que ao retirar os sapatos, eles se libertam de todas as “energias impuras” lá de fora, da rua. Tirando os sapatos sujos e deixando-os na “genkan”, você não deixará que essas energias invadam a harmonia do seu Lar.

Fonte: https://www.japaoemfoco.com/habito-de-se-tirar-os-sapatos/

compartilhe esse post
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Outros posts

Aviso de Cookies

A Weeke Cloud usa Cookies, pequenos arquivos para aprimorar e proteger a sua experiência :)

Tá curtindo e quer continuar navegando? Clique em “OK! Aceito”.
Saiba mais na nossa Política de privacidade.