Inovação e Sustentabilidade: 10 dicas para implementar o marketing verde

10 estratégias vencedoras que você pode usar para aumentar a percepção de valor do seu negócio através da inovação e sustentabilidade

Com os avanços tecnológicos e a globalização, atualmente tem se tornado cada vez mais fácil ter acesso aos mais variados produtos e serviços. A inovação faz parte deste processo, uma vez que, cabe à empresa prospectar cenários para se manter inovadora.

A fim de, se diferenciar e se destacar no mercado, como também, fortalecer a imagem da marca, as empresas também utilizam estratégias de marketing e propaganda. Uma delas é o marketing sustentável, ou marketing verde.

A viabilidade do marketing verde ou sustentável está diretamente ligada ao comportamento do consumidor. Uma vez que, o principal objetivo de uma empresa é atender as necessidades dos seus clientes, desta forma, se não partir do cliente a iniciativa da busca por produtos e serviços sustentáveis este não ocorrerá apenas por parte das organizações.

Com a mudança do comportamento do consumidor e a educação ambiental nas escolas, é possível antever que, cada vez mais, será exigida pelos consumidores uma postura sustentável das empresas em seus produtos e serviços.

Mas o que é marketing verde, afinal?

O marketing verde é, quando de modo estratégico, a empresa previne que seus produtos ou serviços agridam o meio ambiente, mensuram indicadores e anunciam isso aos seus clientes.

Quando uma empresa opta pelo marketing sustentável, a preocupação se amplia para além das atividades cotidianas, mas também no impacto que o produto causará ao meio ambiente desde o seu processo de produção até o seu pós-consumo.

Por conta deste novo perfil de consumidores, as empresas tem buscado cada vez mais o marketing verde como uma forma de agregar valor aos seus produtos e serviços, já que, para estes consumidores, esta postura garante uma vantagem competitiva em relação às outras empresas do mesmo setor que não realizam ações sustentáveis.

Para a marca, este tipo de marketing pode gerar benefícios para além da identificação do cliente com a mesma, mas também, benefícios sociais e ambientais, pois, a marca estará contribuindo para que futuras gerações tenham acesso a fontes de recursos naturais e exauríveis.

Mas, como começar a implementar estratégias de marketing sustentável?

1-   Engaje os seus colaboradores neste processo de inovação sustentável;

2-   Identifique oportunidades de inovação em seus processos atuais visando a sustentabilidade. (Aqui você pode utilizar o brainstorming como ferramenta de coleta de dados ou o Ciclo PDCA que eu explico lá neste texto)

3-   Monitore estes processos e teste sua eficiência;

4-   Registre os indicadores destes novos processos implementados

5-   Realize treinamentos com seus colaboradores sobre as ações sustentáveis implementadas na empresa;

6-   Incentive que seus colaboradores repassem aos clientes as ações sustentáveis que a empresa realiza no ato de atendimento;

7-   Anuncie aos seus clientes pelas plataformas digitais e no ponto de venda por meio de cartazes e informativos;

8-   Aborde nas campanhas os benefícios que a sua marca oferece para os clientes e para o planeta;

9-   Estabeleça um processo de relacionamento com o cliente;

10- Promova inovações sustentáveis internas, como a não utilização de copos descartáveis, por exemplo. 

Ainda ficou com dúvida? Deixe o seu comentário!
Esse texto foi escrito pela Sara espirito Santo
https://www.linkedin.com/in/sara-espirito-santo/
Acesse outros conteúdos do nosso blog:
https://www.weeke.com.br/blog/
compartilhe esse post
Outros posts

Aviso de Cookies

A Weeke Cloud usa Cookies, pequenos arquivos para aprimorar e proteger a sua experiência :)

Tá curtindo e quer continuar navegando? Clique em “OK! Aceito”.
Saiba mais na nossa Política de privacidade.