10 estratégias vencedoras que você pode usar para aumentar a percepção de valor do seu negócio através da inovação e sustentabilidade
Com os avanços tecnológicos e a globalização, atualmente tem se tornado cada vez mais fácil ter acesso aos mais variados produtos e serviços. A inovação faz parte deste processo, uma vez que, cabe à empresa prospectar cenários para se manter inovadora.
A fim de, se diferenciar e se destacar no mercado, como também, fortalecer a imagem da marca, as empresas também utilizam estratégias de marketing e propaganda. Uma delas é o marketing sustentável, ou marketing verde.
A viabilidade do marketing verde ou sustentável está diretamente ligada ao comportamento do consumidor. Uma vez que, o principal objetivo de uma empresa é atender as necessidades dos seus clientes, desta forma, se não partir do cliente a iniciativa da busca por produtos e serviços sustentáveis este não ocorrerá apenas por parte das organizações.
Com a mudança do comportamento do consumidor e a educação ambiental nas escolas, é possível antever que, cada vez mais, será exigida pelos consumidores uma postura sustentável das empresas em seus produtos e serviços.
Mas o que é marketing verde, afinal?
O marketing verde é, quando de modo estratégico, a empresa previne que seus produtos ou serviços agridam o meio ambiente, mensuram indicadores e anunciam isso aos seus clientes.
Quando uma empresa opta pelo marketing sustentável, a preocupação se amplia para além das atividades cotidianas, mas também no impacto que o produto causará ao meio ambiente desde o seu processo de produção até o seu pós-consumo.
Por conta deste novo perfil de consumidores, as empresas tem buscado cada vez mais o marketing verde como uma forma de agregar valor aos seus produtos e serviços, já que, para estes consumidores, esta postura garante uma vantagem competitiva em relação às outras empresas do mesmo setor que não realizam ações sustentáveis.
Para a marca, este tipo de marketing pode gerar benefícios para além da identificação do cliente com a mesma, mas também, benefícios sociais e ambientais, pois, a marca estará contribuindo para que futuras gerações tenham acesso a fontes de recursos naturais e exauríveis.
Mas, como começar a implementar estratégias de marketing sustentável?
1- Engaje os seus colaboradores neste processo de inovação sustentável;
2- Identifique oportunidades de inovação em seus processos atuais visando a sustentabilidade. (Aqui você pode utilizar o brainstorming como ferramenta de coleta de dados ou o Ciclo PDCA que eu explico lá neste texto)
3- Monitore estes processos e teste sua eficiência;
4- Registre os indicadores destes novos processos implementados
5- Realize treinamentos com seus colaboradores sobre as ações sustentáveis implementadas na empresa;
6- Incentive que seus colaboradores repassem aos clientes as ações sustentáveis que a empresa realiza no ato de atendimento;
7- Anuncie aos seus clientes pelas plataformas digitais e no ponto de venda por meio de cartazes e informativos;
8- Aborde nas campanhas os benefícios que a sua marca oferece para os clientes e para o planeta;
9- Estabeleça um processo de relacionamento com o cliente;
10- Promova inovações sustentáveis internas, como a não utilização de copos descartáveis, por exemplo.
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Esse texto foi escrito pela Sara espirito Santo https://www.linkedin.com/in/sara-espirito-santo/
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