Inovação e Sustentabilidade: 10 dicas para implementar o marketing verde

Acelere

O mercado está cada dia mais dinâmico. O que era dado como certo ontem, talvez hoje tenha um enfoque diferente.

O mundo se desenvolve rapidamente e a flexibilidade nas empresas é um fator de alto impacto!

É preciso aprender e adaptar-se rapidamente às mudanças…

Seja qual for seu negócio, independentemente do tamanho, você precisa de planejamento, foco, execução, organização, acompanhamento, flexibilidade, mensuração de resultados, melhorias e métodos ágeis.

Nesse e-book você encontrará boas práticas de empreendedores de sucesso que lhe ajudarão a maximizar a produtividade na empresa.

PRODUTIVO OU OCUPADO?

Pessoas de sucesso possuem na mente durante todo o tempo a real motivação para alcançar suas metas.

Além disso, eles têm claramente o planejamento do próximo passo, a disciplina da realização e o acompanhamento das metas. É isso que queremos modelar.

Ser produtivo é conseguir realizar propósitos, objetivos, tarefas, compromissos, resultados, dentro de um espaço de tempo – sem se sentir esgotado, cansado, aborrecido

Algumas atitudes simples podem iniciar o processo de mudança que você e sua empresa precisam.

Anotar as informações de forma simples, mantendo-se o mais fiel possível é o passo inicial para desenvolver a disciplina. Isso envolve diversas técnicas de produtividade, conteúdos e movimentos que você precisará fazer durante sua jornada.

Envolve também a utilização de um método, no qual teremos completa confiança e poderemos então relaxar nos momentos de lazer e focar nos momentos de trabalho.

É necessário relembrar o propósito do seu objetivo durante todo o trajeto.

Identificar se está sendo ocupado ou produtivo é fundamental para reativar mudança de hábitos e consequentemente sua motivação.

A maioria dos projetos não finalizados não acabam devido à complexidade ou falta de tempo, mas sim por falta de planejamento, disciplina, motivação e propósito do executante para seguir adiante superando os obstáculos.

Eficácia é o queremos, com informações
rápidas e corretas para avançar rapidamente no nosso projeto visando o objetivo final.

 

Para isso, é necessário ter boas técnicas para fazer melhor e mais rápido. Por isso incluímos nesse material boas práticas de empreendedores de sucesso que ao aplicarem, aceleraram a produtividade…

Ser ocupado é ter o tempo preenchido, independente do propósito, da produtividade e da satisfação. Muitas vezes considerada uma desculpa para a falta de organização e disciplina, além de ser a principal causa de aborrecimento, insatisfação, mal humor e ausência de bons resultados.

O processo é simples e quanto mais simples, melhor

Esse é o segredo de processo, a informação correta para melhorar seu dia a dia e facilitar suas decisões ao longo da sua jornada. Leia e pratique…

PRODUTIVIDADE

É a relação direta entre o resultado da produção 
(bens ou serviços) e os insumos, (mão de obra, matéria prima, tempo, equipamentos, etc.) aplicados na produção

Significa produzir mais com menos.

sem perder o foco do nível de qualidade que sua empresa quer atingir

O desafio da produtividade é entregar mais quantidade de algo, usando a menor quantidade de recursos possível

Entretanto, quando aplicado em gestão, o conceito de produtividade leva em consideração fatores como: motivação, benefícios, ambiente de trabalho, treinamento especializado, descanso, salário etc

Conheça as 07 etapas  para implantar um modelo de gestão eficiente em sua empresa. 
Siga esses passos e acelere a sua produtividade em 300%

1. PLANEJAMENTO

Lembre-se de que é o primeiro passo para a materialização de uma ideia. Nessa fase você deve ter muito foco para não deixar seu objetivo voltar à fase de sonho. É o serviço de preparação de um trabalho, de uma tarefa, com o estabelecimento de métodos e metas para alcançar um objetivo.

Passos para montar um bom planejamento:

01

Defina seu objetivo final e suas estratégias. Fracione este objetivo em etapas. As etapas podem considerar tempo, fases e/ou recursos. Decida onde você pretende chegar e estime o tempo necessário para que aconteça a materialização deste objetivo.

02

Faça uma autoanálise. Identifique suas melhores habilidades e delegue as atividades não pertencentes às suas habilidades a outros integrantes.

03

Estude o movimento de mercado do seu negócio. Procure conhecer seus clientes, fornecedores, concorrentes, inovação em insumos e conhecimentos;

04

Defina suas metas. Determine as prioridades e quais os meios necessários para o alcance do objetivo final.

05

Faça um levantamento de recursos. É importante saber tudo sobre os valores e materiais que temos a nossa disposição.

06

Monitore e avalie para se certificar que seu planejamento está dando certo.

“Quem falha em planejar, está planejando falhar!” – Lair Ribeiro

DICA
Procure identificar o horário mais adequado para sua produtividade e tente eliminar situações de interrupção.

2. Distribuição de Responsabilidades

Delegar: Ato ou efeito de delegar, aportar responsabilidades. Transmissão, transferência de poder ou responsabilidade, por meio da qual um indivíduo concede a outro a tarefa de desenvolver atividades, tarefas, projetos, resolução de problemas.

Delegar parte do princípio de confiar

Distribui o tempo de execução entre as pessoal envolvidas. Não sobrecarrega as pessoas.

Auxilia no desenvolvimento da autonomia de sua equipe e prepara novos líderes.

Uma boa delegação estimula a comunicação na empresa e a produtividade da equipe e do trabalho.

O gestor deve ser um facilitador para a execução das tarefas e ocupar-se com gestão.

Pode ser resumida em três níveis:

01

Colaboradores em nível operacional devem cumprir suas atividades cientes de suas responsabilidades, sem tomada de decisões que ultrapassem seus limites, considerando a delegação, o tempo e os recursos. Comunicam ao gestor qualquer mudança na rotina

Exemplo
Quebra de um equipamento, falta de matéria prima, escala de folga, etc.

02

Colaboradores em nível de supervisão compartilham com os seus gerentes as ações que querem tomar, levando alternativas viáveis, monitoram sua equipe e a produtividade.

Exemplo
Apresentam dois ou mais orçamentos para a compra de um equipamento, alternativas para compra de matéria prima, escala de folga para aprovação, monitoramento da equipe operacional, etc.

03

Colaboradores em nível gerencial comunicam aos diretores as decisões que tomaram, monitoram resultados e comparam resultados obtidos x resultados esperados, avaliam o desempenho da equipe de supervisão, observam como está o mercado, concorrentes, fornecedores, etc.

Exemplo
Aprovam conserto e compras de equipamentos com base em orçamentos mais viáveis, troca de fornecedores com base em custo e benefícios, avaliam desempenho da equipe e novas necessidades, etc

3. Organização e Execução


DICA
Não confie apenas na memória.Assim você terá a sua lista de atividades a sua disposição. Estabeleça prioridades e prazo de execução

4. Indicadores de Desempenho

São instrumentos essenciais de gestão para medir o resultado de uma empresa.
Possibilitam acompanhar metas traçadas para o bom desempenho, o fluxo de trabalho e o alcance de resultados.

Exemplo
Medir porcentagem de melhoria ou piora em relação a indicadores de performance da sua produtividade.


É possível mensurar qualquer atividade gerida em números ou valores.
A questão é identificar quais são os indicadores de desempenho mais importantes para não perder tempo acompanhando os que não impactam no negócio.

Servem para medir o desempenho de determinada empresa, profissional ou equipe, previamente estabelecidos, analisando assim o alcance ou não das metas previstas.

Medir é importante para que se entenda o que está acontecendo na gestão, quais mudanças devem ser feitas e quais foram os impactos das mudanças que já foram realizadas.

5. Flexibilidade e Melhorias

Flexibilidade é a facilidade de abrir-se a novas ideias.
Readaptar-se conforme movimentos e necessidades de mercado.

Flexibilidade está ligada à mudança, adaptação. E mudança é uma reação a uma necessidade que faz com que o processo se adeque a novos modelos, atenda a exigências de mercado.

Avalie ferramentas de gestão com foco em qualidade

Conheça e acompanhe o concorrente – através de pesquisa, divulgação e etc

Conheça as pesquisas de mercado que impactam no negócio (revistas, sites, órgãos reguladores, associações e sindicatos

Melhoria é a prática adotada pela empresa visando principalmente a eficácia, seja eles em produtos, processos ou serviços. É um processo cíclico sem fim, afinal, sempre há novas oportunidades de melhoria para serem identificadas e colocadas em prática.

Não importa o motivo da mudança, o foco deve estar no resultado e no impacto que essa mudança vai causar. E para permanência do negócio, as empresas precisam moldar-se ao movimento de mercado e às tendências de atendimento e consumo.

Desenvolva o diferencial, para que a sua empresa possa se adaptar as mudanças, crescer e se manter forte no mercado.


DICA
Fazer reuniões com pautas definidas e tempo de duração pré-determinado – objetivo do foco e produtividade;

6. Métodos Ágeis

Basicamente, os métodos ágeis são um conjunto de práticas eficazes que se destinam a permitir a entrega rápida e de alta qualidade do produto, tendo uma abordagem de negócios que alinha o desenvolvimento do projeto com as necessidades do cliente e os objetivos da empresa.

O uso da ferramenta ágil Kanban, promove trabalhos em equipes, colaborando com a gestão de tarefas de forma intuitiva, ajudando identificar “gargalos” no fluxo de trabalho, além de aplicar a gestão visual e evitar retrabalhos

Alternativa
Os métodos ágeis são uma alternativa à gestão tradicional de projetos, eles nasceram nos braços do desenvolvimento de software, mas hoje podem ser aplicados a qualquer tipo de projeto.
Imprevistos
Os métodos ágeis vem ajudando muitas equipes a encarar a imprevisibilidades dentro de um projeto através de entregas. Uma alternativa aos métodos tradicionais, também conhecidos como métodos pesados ou clássicos.
Iniciativa
Os métodos ágeis buscam promover um processo de gerenciamento de projetos que incentiva a inspeção e adaptação frequente. É uma filosofia que acaba por incentiva o maior trabalho em equipe e a auto-organização

7. Avaliação de Desempenho

O processo de Avaliação de Desempenho é importante, pois permite o ajuste de falhas, promove o aproveitamento de capital humano e da a oportunidade para o desenvolvimento de novos talentos, isto é, o profissional desenvolve sua carreira em favor da organização.


DICA

Ferramentas com relatórios analíticos são recomendadas, pois facilitam avalições das demandas e dos projetos, evidenciando o desempenho de cada colaborador.

Adeque seus relatórios de acordo com sua necessidade e seu real perfil analítico. 
Escolher se prefere gráficos, dados, e se sua equipe sabe interpretar os resultados apresentados da mesma forma.

conclusão

Agora você já pode iniciar as melhorias de gestão para aumentar a produtividade na sua empresa.
Empreendedores de sucesso utilizam desse conhecimento para alcançar bons resultados!

Não se esqueça: bons resultados dependem da união de um planejamento inicial e da execução das atividades monitoradas e mensuradas…

Neste cenário entra também a necessidade de uma equipe multidisciplinar selecionada e comprometida com os resultados.

É plataforma imprescindível uma ferramenta flexível, que acompanhe o crescimento do negócio com foco em melhoria de processos, facilitando a gestão de equipes e o fluxo de trabalho.

Juntando persistência, métodos e o monitoramento de demandas e projetos as chances de êxito são muito maiores.

Então agora você pode colocar em prática cada etapa desse e-book e aumentar a sua produtividade em 300%.

Mãos à Obra :D

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